Gestão cultural de Gravatá é fortalecida com ação em parceria entre Prefeitura e Governo do Estado
- Diário da Julie Oficial
- há 5 dias
- 2 min de leitura

_Artistas, produtores e instituições culturais gravataenses foram cadastrados e atualizados no Mapa Cultural de Pernambuco_
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, promoveu uma ação voltada ao fortalecimento da gestão cultural do município. A iniciativa inclui treinamento, cadastramento e atualização de informações no Mapa Cultural de Pernambuco.
O objetivo foi garantir que artistas, produtores e instituições culturais estejam devidamente registrados, ampliando a visibilidade e o acesso às políticas públicas. O Mapa Cultural é uma plataforma estratégica que reúne dados da produção cultural do estado, permitindo a construção de ações mais efetivas e inclusivas.
Irene Veiga Pacheco, coordenadora de desenvolvimento do mapa cultural e atendimento, destaca a parceria do Governo do Estado: _*“É com grande satisfação que a Secretaria de Cultura do Governo do Estado vem até Gravatá, nessa parceria conjunta, para oferecer aos agentes culturais informações fundamentais para que eles se sintam seguros e preparados ao se inscreverem nas plataformas oficiais. O principal objetivo da Secretaria hoje, apoiando o município de Gravatá, é justamente mostrar que o cadastro é seguro, que os dados fornecidos estão protegidos. Estamos aqui para orientar como realizar o cadastro, como recuperar o acesso à conta, atualizar senhas e resolver problemas recorrentes que muitos proponentes enfrentaram, como a perda de login e senha. É por meio do Mapa Cultural e do Censo Cultural que conseguimos reunir dados essenciais para construir políticas públicas mais efetivas e válidas. Queremos que os agentes culturais acessem a plataforma, criem afinidade com ela, e é justamente por isso que fizemos mudanças: atualizamos o sistema. Hoje, a plataforma está mais moderna, mais acessível, com uma versão responsiva que pode ser usada pelo celular, computador ou tablet. Porque, se alguém tem que quebrar a cabeça para garantir o acesso aos recursos públicos, que sejamos nós, os desenvolvedores. Os agentes culturais merecem um ambiente acolhedor, acessível e seguro, para que se sintam realmente à vontade durante essa formação.”

O encontro promoveu o treinamento para os servidores da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá: _*“Este encontro, que acontece hoje no auditório da Secretaria de Educação, tem como objetivo fortalecer a gestão cultural do nosso município. Em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, estamos promovendo um treinamento voltado a todos os fazedores de cultura, produtores, escritores, artistas e demais agentes culturais. A proposta é prepará-los para o uso do Mapa Cultural, uma ferramenta essencial para garantir a participação nos editais promovidos pelo Governo do Estado. Com isso, buscamos criar uma rede de conexões e parcerias que contribua para o desenvolvimento da cultura em nossa região”,*_ explicou o diretor de Cultura, José Eudes.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotos: Nilson Silva (SECOM)
Comments